14 anos no caminho do Tantra

Você está na Seção Tantra e Saúde

Como fazer a higiene íntima da mulher de maneira correta


higiene íntima da mulher - mulher - mão na vaginaDevido a falsos conceitos e tabus envolvendo a vagina, muitas mulheres se preocupam demais com sua higiene íntima, muitas vezes exagerando. A vagina deve ter sua higiene, mas não mais do que qualquer outra parte do corpo.

Qual tipo de sabonete usar para lavá-la?

Use sabonetes suaves, de preferência os que sejam neutros, sem acidez, pois a vagina é naturalmente ácida, o que é perfeito para a manutenção da flora bacteriana natural. Quando o nível de acidez aumenta ocorre um desequilíbrio e altera a flora bacteriana. Essa alteração é responsável pelo aparecimento de fungos podendo causar infecções.

Uso de antissépticos

O uso de antissépticos é recomendado somente em casos específicos, pois enquanto destrói as bactérias nocivas, também pode destruir as “boas” bactérias, as quais protegem a flora natural.

 
Uso de perfumes

Uma vagina saudável não tem um cheiro ruim. Pelo contrário, tem um agradável aroma almiscarado, devido à secreção que é produzida em todos os mamíferos. Este cheiro tem o papel de atrair o macho.
O uso de perfumes, sabonetes perfumados e desodorantes íntimos faz com que o cheiro característico e estas secreções parem. O que não é saudável. Além de que o uso destes produtos pode irritar a mucosa da vagina.
Um cheiro anormal pode indicar alguma infecção.

Qual a melhor maneira de cuidar da parte íntima?

Sempre lave a parte externa da vagina, assim o equilíbrio interno não é afetado.
Depois de lavada, seque com uma toalha, nem molhada ou úmida. A umidade contribui para a proliferação de bactérias responsáveis pelas infecções vaginais.
 
Lavar o interior da vagina?

É normal lavar a parte externa da vagina pois tem contato com o exterior. Lavar a parte interna frequentemente, não é tão natural. Uma vagina saudável é naturalmente limpa, devido à presença de bactérias especificas, o que cria um ambiente perfeito para sua proteção.
Além disso, as secreções das mucosas não permanecem no interior da vagina, elas são expelidas para o exterior. Lavar a vagina interiormente vai desequilibrar o que é natural, perdendo a capacidade de proteger contra as agressões microbianas.

Quando lavar o interior da vagina?

Use seus dedos para lavar o interior da vagina nas seguintes ocasiões:
Depois da menstruação, para remover coágulos ou restos de absorventes internos.
Depois do ato sexual  -  Mas não saia correndo para se lavar, não problema algum em ficar abraçadinha  com seu companheiro por um bom tempo.
Use somente água

Quando aplicar duchas vaginais?

Duchas vaginais são bastante prejudiciais se não forem feitas de maneira correta, pois elas destroem a flora bacteriana, modificando-a e tornando a vagina mais vulnerável a problemas.  
Um bom método a ser usado de tempos em tempos, é fazer a irrigação interna com uma infusão de Calêndula.

Dormir de calcinha?

Preferencialmente não, deixe-a respirar. Se você não conseguir, use as de algodão puro.

Lembre-se: o ambiente natural da vagina tem a composição ideal para protegê-la.
 
Você sabia que a mão e a boca são as partes “mais contaminadas” do corpo? No entanto, beijamos, damos e passeamos com as mãos pelo corpo sem o menor problema. Então porque tanto “carnaval” com a vagina?
sabem a resposta não é? CULTURA, PRECONCEITO, CRENÇA, PURITANISMO, SER POLITICAMENTE CORRETO E POR VAI...


Vídeos sobre este assunto

  • Nenhum vídeo foi relacionado

Tópicos relacionados



Todo o conteúdo deste site é protegido por direitos autorais não sendo permitido sua distribuição.

©2011. NeoTantra.com. Todos os direitos reservados.