A vida é um milagre. Aproveite.

A vida é um milagre. Aproveite

Pode não parecer, mas a postura tântrica vai muito além da cama e do relacionamento. Ela inclui uma compreensão profunda de si mesmo e da vida.

Embora o sexo seja um assunto muito comentado quando se fala em Tantra, mesmo aqui em nosso site, a postura tântrica é algo que vai muito além da cama do casal e do relacionamento a dois. Na verdade, a essência dos ensinamentos tântricos é focada no indivíduo, na aceitação de si mesmo e no seu autoconhecimento. A chamada Realização é sempre individual e não depende do outro. É um profundo e sólido conhecimento de que a única coisa real é a Consciência, que se manifesta nos seres e nas coisas da natureza.

Mas é possível se considerar uma pessoa tântrica mesmo se você ainda não atingiu essa tal Realização? Essa foi a pergunta que recebi de um leitor. Sim, claro, porque o Tantra é um caminho para se chegar a um fim, assim como vários outros caminhos e escolas. Ser uma pessoa tântrica é estar disposto a percorrer esse caminho, através de suas práticas e meditações. O trabalho é no exterior e também no interior.

No Tantra, nada é deixado de lado ou evitado. Por isso, os antigos mestres incluíram o sexo, a vida comum, o vinho, a carne em suas práticas. É como se a religiosidade fosse incorporada naturalmente à vida da pessoa, esteja ela casada, solteira, em família, com amigos ou só, tanto faz.

A postura tântrica é isso. É um comportamento constante de aceitação dos fatos da vida, compreensão do outro no relacionamento, a busca de maior profundidade em dar e receber afeto e, também, na relação sexual, ampliando a capacidade de dar e receber prazer. E, quando a pessoa está sozinha, é saber aceitar sua condição e aprofundar o olhar interior, buscando maior harmonia interna, conhecendo seus desejos e também a impotência diante de muitos desses desejos.

Há muito trabalho interno para se chegar a uma condição de verdadeira aceitação e entrega diante da vida. E esse trabalho só pode ser feito individualmente e aí inclui-se a auto-observação , as técnicas de meditação, respiração etc.

A vida é um milagre. AproveiteReconhecer e aceitar a nossa impotência diante da realidade é uma das chaves para tranquilizar a mente e adotar a postura tântrica. Saber que nem todos os nossos desejos poderão ser satisfeitos e que está tudo bem assim. Há tanta coisa boa na vida para curtir e apreciar! A própria vida é um milagre, cada som, cada cor, o vento, as flores, os animais, as pessoas…. Pense, nada disso poderia existir, e nem você poderia estar aqui para presenciar tudo isso.

Este é um instante milagroso. A vida está aqui e você também!

Aproveite, desfrute, porque daqui a pouco, tchau. Não estaremos mais aqui.

Se você compreende isso, dá bastante importância a isso, você já está no caminho tântrico, você pode se considerar uma pessoa tântrica.  E cada vez mais você vai incorporando esse sentimento, essa compreensão em sua vida. E vai perceber que muitas dificuldades desaparecerão. Raiva, revolta, ansiedade, tudo isso será pulverizado pela postura tântrica diante da vida.

 

  • Compartilhe!